Doutorado

Duração

O curso de doutorado tem duração máxima de 4 anos.

Público Alvo

O curso de doutorado está direcionado a candidatos de diversas áreas de formação, incluindo engenharias, biologia, química, ciências políticas, dentre outros. Todavia, candidatos com formação sólida em disciplinas exatas e experimentais na área ambiental tendem a se destacar no processo seletivo. O candidato ideal ao curso de doutorado deve demonstrar capacidade intelectual, evidenciada, sobretudo, através do histórico escolar, e trajetória acadêmica apresentada em seu currículo lattes bem como um real interesse para completar o curso dentro do prazo e com resultados publicáveis.

Processo Seletivo

O curso de doutorado tem processos seletivos anuais. Os editais são, geralmente, divulgados no final do ano. Para maiores informações sobre os processos abertos, favor clicar no menu "Seleção" acima. Visite o website do ProAmb periodicamente para obter notícias sobre os novos editais e suas respectivas homologações e resultados.

 

As versões digitais e integrais das dissertações são disponibilizadas no serviço de repositório da UFOP.

 Bolsas

O programa pode oferecer bolsas de doutorado para os candidatos aprovados no processo seletivo, a depender da disponibilidade orçamentária do Programa e da classificação do candidato. A bolsa, no valor de R$ 2.200,00 mensal, é padronizada pelos órgãos de fomento a pesquisa.

Os alunos que conseguirem bolsas através do Programa deverão obrigatoriamente cursar a disciplina Estágio em Docência por pelo menos dois semestres. Além disso, os bolsistas devem dedicar-se integralmente ao projeto de pesquisa, sendo vedada a manutenção de vínculo empregatício de qualquer espécie. A CAPES e CNPq só permitem que seus bolsistas recebam complementação financeira, proveniente de outras fontes, desde que se dediquem a atividades relacionadas à sua área de atuação e de interesse para sua formação acadêmica, científica e tecnológica.

Além das bolsas do Programa, determinados projetos de pesquisa contam com recursos próprios para o pagamento de mensalidades para os alunos envolvidos no projeto.

Disciplinas e Ementas

As disciplinas obrigatórias e eletivas estão listadas abaixo. O aluno que já tiver cursado disciplinas similares em outros programas de pós-graduação credenciados pela CAPES no Brasil poderá solicitar equivalência de crédito, através de formulário específico. O deferimento ou não da solicitação dependerá de avaliação do Colegiado.

Disciplinas obrigatórias para todas as áreas de concentração

Código

Disciplina C.H. Créditos

Programa,

Ementa e

Bibliografia

PEA 518  Metodologia Científica 45 03 PEA_518
PEA 549  Tópicos em Engenharia Ambiental 45 03 PEA_549
PEA 550  Qualificação do Projeto de Pesquisa 15 01 PEA_550

Disciplinas Eletivas

Código
Disciplina
C.H.
Créditos
Programa, 
Ementa e 
Bibliografia
PEA - 502
Hidrologia ambiental
45
3
PEA - 503
Métodos instrumentais em análises químicas
45
3
PEA - 509
Contaminação e remediação do solo e da água subterrânea
45
3
PEA - 521
Composição e dinâmica da hidrosfera
45
3
PEA - 525
Conceitos e instrumentos em engenharia sustentável
45
3
PEA - 528 Planejamento experimental e análise de dados ambientais 45 3 PEA_528
PEA - 529
Cinética e cálculo de reatores
45
3
PEA - 530
Microbiologia aplicada ao saneamento
45
3
PEA - 531
Aplicação de métodos computacionais em recursos hídricos
45
3
PEA - 532
Produção e caracterização de materiais com aplicação ambiental
45
3
PEA - 533
Caracterização e tratamento de resíduos sólidos
45
3
PEA - 534
Caracterização e tratamento de águas residuárias industriais
45
3
PEA - 535
Qualidade e tratamento de água
45
3
PEA - 537
Físico Química de Superfícies aplicada à química ambiental
45
3
PEA - 538
Termodinâmica de sistemas aquosos de relevância ambiental
45
3
PEA - 539
Tecnologias de tratamento biológico de águas residuárias
45
3
PEA_539
PEA - 543
Biomassa para energia, combustível e produtos químicos
45
3
PEA_543
   PEA - 544 Química dos materias Lignocelulósicos - Ultraestrutura, Reações e Aplicações    45         3 PEA_544
PEA - 546 Uso eficiente de agua e aproveitamento de mananciais alternativos (chuva, reuso) 45 3 PEA_546
PEA - 547 Hidroclimatologia 45 3 PEA_547
PEA - 548  Laboratório de Produção Científica 30 2 PEA_548

Disciplinas obrigatorias para alunos ingressantes em 2018

 

Disciplina Práticas de Proteção à Propriedade Intelectual, ofertada na REDEMAT em 2019/2

 

Duração

O curso de doutorado tem duração média de 4 anos. Alguns estudantes, no entando,

conseguem concluir em prazos inferiores, sem comprometer a qualidade da pesquisa.

 

Público Alvo

O curso de doutorado esta direcionado aos candidatos que já demonstraram certa maturidade no processo de pesquisa, evidenciada através de publicações, sobretudo científicas, na área de interesse do candidato. Espera-se do candidato ao doutorado um grau elevado de autonomia, responsabilidade e comprometimento.

Processo Seletivo

O curso de doutorado tem processos seletivos semestrais. Para maiores informações sobre os processos abertos, favor clicar no menu "Editias de Seleção" acima. Vistie o website do ProAmb periodicamente para obter notícias sobre os novos editais e suas respectivas homologações e resultados.

 Bolsas

O programa pode oferecer bolsas de doutorado para os candidatos aprovados no processo seletivo, a depender da disponibilidade orçamentária do Programa e da classificação do candidato. A bolsa, no valor de R$ 2.200,00 mensal, é padronizada pelos órgãos de fomento a pesquisa.

Os alunos que conseguirem bolsas através do Programa deverão obrigatoriamente cursar a disciplina Estágio em Docência por pelo menos um semestre. Além disso, os bolsistas CAPES, UFOP e Fundação Gorceix devem dedicar-se integralmente ao projeto de pesquisa, sendo vedada a manutenção de vínculo empregatício de qualquer espécie. A CAPES e CNPq só permitem que seus bolsistas recebam complementação financeira, proveniente de outras fontes, desde que se dediquem a atividades relacionadas à sua área de atuação e de interesse para sua formação acadêmica, científica e tecnológica.

Além das bolsas do Programa, determinados projetos de pesquisa contam com recursos próprios para o pagamento de mensalidades para os alunos envolvidos no projeto.

Disciplinas e Ementas

As disciplinas obrigatórias e eletivas estão listadas abaixo. O aluno que já tiver cursado disciplinas similares em outros programas de pós-graduação credenciados pela Capes no Brasil poderá solicitar equivalência de crédito, através de formulário específico. O deferimento ou não da solicitação dependerá de avaliação do Colegiado.

Grade Horária Semestral

No início de todo semestre serão divulgadas as disponibilidades de disciplina e suas respectivas grades horárias.

Teses

04 teses de doutorado foram defendidas no ProAmb. Elas estão disponíveis no repositório institucional da UFOP.