Três alunos do Programa de Mestrado em Engenharia Ambiental (PROAMB) da UFOP, fizeram parte do primeiro grupo de pesquisadores brasileiros a participarem do SUMMER SCHOOL FRANCE.
Os cursos de verão e inverno são práticas comuns na europa e estão começando a se difundir no Brasil. Informações fornecidas pelos professores organizadores do curso, indicam que a presença de brasileiros ainda é uma novidade. Anteriormente, apenas chineses e estudantes europeus poderiam se inscrever. Neste ano, entretanto, a Campus France abriu inscrições para brasileiros em diversos cursos ofertados pelas universidades, segundo Larissa Araújo, uma das alunas intercambistas.
Para realizar a inscrição o aluno precisa estar regularmente matriculado em curso de mestrado ou doutorado, apresentar proficiência em inglês, notas e diploma do curso de graduação e mestrado (se disponíveis), carta de motivação e currículo.
A abertura de vagas para brasileiros têm como objetivo principal firmar parcerias e estabelecer colaborações de cotutelas e coorientações, principalmente tratando-se de alunos de mestrado e doutorado.
Os mestrandos Pablo Vinícius Silva Santos, Larissa Araújo e Vinícius Almeida, realizaram a inscrição para os cursos e foram aprovados pelos pós-doutores organizadores do Summer School intitulado “Chemistry & Environmental Sciences: Analysis, Characterization and Remediation of Contaminated Soils and Waters” que foi realizado na França nas cidades de Clermont-Ferrand e Rennes no período de 21/06/2019 a 14/07/2019.
Para entender melhor do que se trata esse curso, Larissa Araújo pontua que o projeto intitulado "Ciências ambientais: Análise, caracterização e remediação de solos e águas contaminadas" foi conduzido na Université Clermont-Auvergne (em Clermont-Ferrand) e na École nationale supérieure de chimie de Rennes (em Rennes). O escopo do curso compreende 6 tópicos principais que se desdobram em vários subtópicos.
Os estudos também incluíam práticas de laboratório utilizando técnicas como cromatografia de alta eficiência, determinação do tempo de vida de espécies radicalares e reações Fenton e foto-fenton. Além disso, imersão cultural através de 20 horas de curso de língua francesa, passeios culturais e científicos. Para avaliação dos alunos, provas orais no final de cada etapa foram realizadas sobre os temas abordados nas aulas e conferências do curso.
Questionados sobre a importância em participarem do curso, Larissa, Pablo e Vinicius foram categóricos ao afirmar a importância em aproximá-los de novas linhas de pesquisa, novas técnicas e tecnologias. Além de possibilitar o estreitamento nas relações com as universidades e pesquisadores, podendo ser o primeiro passo em direção a projetos colaborativos.